Conheça a História da Rádio Rangel!Uma das primeiras Rádios Comunitárias do País
Caros internautas, seguidores, sobretudo naturais habitantes e amigos do Rangel, muito obrigado pelo vosso carinho e atenção a nossa página.
Somos um projecto de Rádio Comunitária, criado desde meados da década 90. Lançamos a primeira emissão de Rádio Comunitária, em 1997 na frequência da LAC, FM - 95.5 no horário das 11 às12 horas, semanalmente, às terças-feiras, com direcção e coordenação de emissão do Fortunato Cabina, técnica de emissão do Lito Costa, apresentação de João Gonçalves (jornalista da TPA) na primeira emissão, e depois de quatro edições foi o António Frazão (Jornalista da TPA) à época, com reportagens de Fortunato Cabina.
Após os primeiros 5 meses de emissão, com a mesma direcção , variava na equipa de técnicos de emissão nomes de (António dos Santos, Emanuel Catilina e Miguel Correia) apresentação de António Frazão e Fortunato Cabina, este último também nas reportagens.
A partir da década de 2000 em diante, juntou-se a equipa de Produção e Publicidade a jovem Micaela da Costa. Os correspondentes: Francisco Adão "Dinho", Brenda Cufuna (actualmente jornalista do Novo jornal), Ovídio de Menezes, actualmente radialista e quadro de forças castrenses. Igor Andrade, radialista e responsável do portal "Bola em Campo", Eurico José, apresentador das nossas actividades culturais e ao vivo, o fotógrafo Zé Maria, Milonga Bernardo, jornalista e actualmente deputado pelo MPLA) e tantos outros.
O nosso comentador residente para questões sociais foi o Dr. João Kamboela, político, vindo do Canadá, onde formou-se e viveu algum tempo.
Sempre gratos pelos nossos primeiros patrocinadores do ano 1997; Cuca BGI (Senhor Patrick), CIPAL-Companhia de Plásticos de Angola (Engenheiro Cabral Sousa), City Vídeo, Waldemar Franco Farmhouse, Mini-Mercados Jumavip (Senhora Judite e família) a gráfica Off-Set.
Nos anos sequentes a 2000, contamos com o apoio institucional da Administração do Município do Rangel, na pessoa dos malogrados, senhores Coelho, Castro e João Domingos. Os ex - administradores José Oliveira, Ana Maria, Maciel Neto "Makavulo" e Maria Clementina. As empresas Coca Cola, Refriango (o cidadão brasileiro Eduardo e sua equipa), Supermercado Hakimi (sr, Mussa Hakimi), representantes da marca de leite Kerry Gold, Mafcom , C.I.C.I.E produtos Suave).
Na área cultural, tivemos a pronta colaboração de José Maria, in memória, uma figura carismática e responsável pela área cultural do Município do Rangel, era o Pai dos basquetebolistas Ângelo Victoriano, Baduna, a jornalista Eugénia Maria, só para citar alguns. O músico Play, um jovem do bem, deu e continua disponível para as actividades da Rádio Rangel. O nosso Petilson "Petróleo Bruto", o Keltom, o Paulo Nick, vários grupos culturais, que certamente vamos referenciar durante as publicações.
Vamos procurar partilhar neste espaço o nosso acervo histórico. Quem somos, de onde viemos, desafios e projectos. Caros internautas, as vossas inquietações podem ser partilhadas connosco aqui, ou no off se preferirem.
Resumindo, são 30 anos de projecto, 27 dos quais dedicados a actividade de produção de notícias, reportagens, campanhas de informação e sensibilização sobre saúde pública (VIH Sida, nutrição, planeamento familiar, cólera) delinquência infantojuvenil, limpeza e higiene nas comunidades, escolas, mercados, etc, etc.
A Rádio Rangel, leva a cabo projectos de solidariedade às comunidades, destacando-se, há mais de 25 anos, o Natal para Crianças e famílias infectadas e afectadas pelo Sida. O primeiro programa foi lançado em 2001, no quintal do Hospital Américo Boavida, junto ao Hospital Esperança, especializado no tratamento de VIH Sida.
Pode seguir-nos em fotos e áudios de primeiras emissões de estúdio e ao vivo, na década 90 a 2000. Numa altura que tentamos recuperar outras fitas magnéticas dos nossos trabalhos de emissão gravadas em (cassete, Bobinas, DAT), ou seja do analógico ao digital. Podem também acompanhar-nos noutras plataformas.
Carregue em: www.radiorangelonline.blogspot.com para ter acesso a algum do acervo em áudio.
Rádio Rangel Online, tem as mãos mágicas na montagem na Internet, digamos, de António Videira, "Toke É Esse" jornalista multimédia.
Fica o repto e convite. Você pode ser correspondente deste projecto RádioRangelonline . Vai reportar os factos, histórias da sua zona e enviá-los para o nosso WhatsApp.
Estamos juntos pelo exercício de cidadania, informação, educação e formação.
Entrevista com Dom Caetano, emissão ao vivo.
3º Natal da Criança e Famílias afectadas pela pandemia.
Transmissão dos primeiros programas da Rádio Rangel com moradores e figuras históricas do bairro Augusto.
Torres da Tchetchénia, foram mais de 30 reportagens do seu dia a dia. e 15 casos de homicídios. Vamos trazer a história deste edifício-bairro.
Carro móvel, directo nas instalações da fábrica Cuca
Sem comentários:
Enviar um comentário