QUARENTENA NÃO ESTÁ A SER RESPEITADA POR CIDADÃOS. - Por Fortunato CABINA
O Presidente da República, João Lourenço, prorrogou, pela terceira vez consecutiva, o Estado de Emergência (EE), para conter a proliferação da covid-19 no país.
O novo período vigora das 00h00 do dia 11 até às 23h59 do dia 25 de Maio, com alívio de algumas medidas econômicas, sobretudo a venda informal.
Conforme o Presidente João Lourenço, a prorrogação do Estado de Emergência impunha-se, atendendo que persistem os riscos de alta contaminação.
No quadro das novas medidas do Governo, a partir de 11 de Maio os mercados e vendedores ambulantes trabalham de terça-feira até sábado.
O comércio desses cidadãos será feito das 06h00 às 13h00, como estipula o novo Decreto Presidencial sobre o EE, assinado por João Lourenço.
Segundo o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão de Almeida, nos próximos 15 dias a violação da cerca sanitária passa a ser crime passível de acção jurídica.
As autoridades impõe também o uso obrigatório da máscara nos serviços públicos e a proibição da suspensão da relação jurídico-laboral.
De igual modo, impõe-se a definição e fixação de informações sobre a capacidade máxima de utentes nos estabelecimentos comerciais.
O novo texto do Decreto Presidencial estipula que se mantém a quarentena obrigatória (institucional e domiciliar) e a testagem obrigatória das pessoas nesta condição.
Permite que os servidores públicos trabalhem e alarguem o período de actividade, das 08h00 às 18h00, com 50 por cento dos trabalhadores
Ao contrário do período anterior, dessa vez os trabalhadores escalados deverão fazer-se acompanhar do passe e da declaração de serviço, com menção do horário da escala.
Mantém-se a obrigação de lotação, de até 50 por cento dos lugares, dos transportes públicos urbanos, mormente autocarros e táxis, que só podem trabalhar das 05h00 às 18h00.
O Governo angolano mantém a cerca sanitária à província de Luanda, não podendo haver entrada e saídas de cidadãos na vigência do novo período de Estado de Emergência.
Pela capital do país , a violação a cerca sanitária é visivel em varios pontos e serviços autorizados para essa fase de pandemia.
Reportagem: QUARENTENA NÃO ESTÁ A SER RESPEITADA POR CIDADÃOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário