18 ª EDIÇÃO DO NATAL PARA CRIANÇAS AFECTAS E INFECTAS PELO HIV-SIDA
A Direcção da Rádio Rangel em colaboração de alguns parceiros e patrocinadores , realizou o 18º programa de natal, denominado" RÁDIO RANGEL DÁ UM NATAL DE PAZ E AMOR AS CRIANÇAS INFECTADAS E AFECTADAS PELO HIV-SIDA", com a entrega de cestas básicas as crianças da àrea de nutrição, no Centro de Saúde do Rangel, na terra nova, Distrito Urbano do Rangel.
Foto : Natamiela de Gorgeth.
Durante o tempo que permaneceu na sala de nutrição do Centro de saúde da Terra Nova, de acordo com Micaela da Costa da produção, a equipa inteirou-se do seu funcionamento, onde é visivel a falta de meios como, material gastavel, transporte, alimentação e outros, para atender as mais de 50 crianças que diariamente são atendidas com problemas de nutrição, e não só.
"Durante a nossa visita as três salas de nutrição constatamos a falta de pintura ,roupas de cama , brinquedos para dar mais vida ao ambiente das crianças de forma a proporciona-las rápidas melhoras, referiu Micaela da Costa, da Rádio Rangel.
No que concerne a alimentação ,segundo a enfermeira chefe da sala, todo alimento é bem-vindo desde o leite, fuba de milho ,arroz, massa alimentar,feijão, yogurte, cereais, enfim, são dificuldades que com apoio de toda a sociedade podem ser ultrapassadas.
Para a responsável da Rádio Rangel , o Projecto Rádio Rangel com o apoio dos seus parceiros, em particular a MAFCOM, poderá passar ajudar esta sala de nutrição e trabalhar directamente na sensibilização com as mães que acorrem a sala com os seus filhos, como devem cuidar melhor dos mesmos independentemente da sua condição financeira ou social ,visto que ouvimos relatos não satisfatório em relação ao comportamento de certas mães que ficam internadas com as suas crianças ,situação e que preocupa a Direcção deste projecto .
Há que se louvar o trabalho feito pelos profissionais de saúde deste Centro para terem as coisas sob control. Em nome do projecto quero desde já agradecer pela forma que fomos recebidos , frisou Micaela da Costa.
Lembramos que todos os meses de Dezembro, ou seja, desde o ano de 2001, foi lançado o Natal para crianças afectadas e infectadas pelo HIV-SIDA, após uma reportagem lançada na Rádio Lac, pelo Jornalista Fortunato Cabina, em que foi entrevistada uma adolescente de 16 anos de idade, na altura grávida , e em estado seropositiva, desprezada pelos familiares e pelo autor da gravidez. A jovem era acompanhada pela Associção LPV-Luta pela Vida. De lá para cá, é realizado o Natal denominado" RÁDIO RANGEL DÁ UM NATAL DE PAZ E AMOR AS CRIANÇAS INFECTADAS E AFECTADAS PELO HIV-SIDA"
Sem comentários:
Enviar um comentário