Projecto Rádio Ragel
Apresentação
Depois da transição para a democracia em 1992, e da implementação do multipartidarismo , sobreveio um considerável período de guerra com graves repercurssões socias. O acesso a informação com insenção, falta de conhecimento sobre os direitos humanos, justiça e outros, terão sido as principais causas.
Entrementes, a nível da sociedade Àfricana, a comunicação falada e a televisiva, continua como veículo de destaque, como forma de se comunicar, independentemente das suas várias limitações. Daí o surgimento do Projecto (Rádio Rangel) com tal preocupação, o exercício e promoção de certos valores que contribuem para o desenvolvimento das comunicações através de programas de rádio comunitária, como instrumento para a educação cívica, fazendo com que as comunidades tenham o poder de exercer o seu direito a comunicação.
O PROGRAMA "RÁDIO RANGEL" , com o seu embrião já criado, isto é, na LAC-FM-95.5, desde 1997 com um espaço de antena alugado de Secenta(60) minutos semanais , ao longo dos seus Dezoitos (18) anos, foi ganhando a sua verdadeira dimensão, enviando correspondências aos jornais de notícias da LAC , registados localmente e noutros meios afins, apesar do pouco apoio para o seu curso normal, o que obriga certas interrupções em termos de emissão. Por isso, torna-se necessário e urgente, novos investimentos para o ano de 2015 em diante.
Denominação e Objectivos:
Projecto das comunidades *RÁDIO RANGEL*.
Entre os seus grandes objectivos, conforme acima referenciado, a Rádio Rangel em "FM-95.5" dá cobertura ou voz em particular para os mais de 600 mil habitantes dos vários bairros do destrito do Rangel, contribuindo activamente na sua Formação Sócio-cultural, Informação e no cômputo geral no desenvolvimento das comunidades, sem fins lucrativos.
Missão:
Continuar a dar voz, e contribuir para a solução dos problemas de base dos munícipes. Participar com informação e formação através de palestras, seminários a respeito dos Direitos Humanos, violência doméstica, importância do exercícios de votação e eleições em ANGOLA, Micro-espaços de Saúde pública, a polícia e o cidadão, importância do património cultural, as transgressões administrativas entre outros, tal como os programas de rádio em estúdios, e, ao vivo nas comunidades.
Indicadores de Sucesso:
Diploma de Honra em 2003, reconhecimento do Governo Local e Orgãos da Sociedade Cívil, pelo trabalho feito em prol do desenvolvimento Sócio-comunitário e Cultural do Município.
*Reconhecidos nos anos 2000/ 2008 pela população e Imprensa, pelas reportagens publicadas nos programas, e, em particular emitidas em directo nos noticiário centrais da LAC, sobre as Catorze (14) mortes por suícidios , no então prédio da Chechena, uma das torres da cidadela desportiva. Realce ainda para as reportagens em relação ao estado crítico, o índice de venda de drogas e outros males no prédio, que terão influenciado o Governo da Província de Luanda a desalojar os moradores do prédio Chechena e reconduzi-los às zonas do Panguila e Zango.
*Reconhecidos em 2003/2006 pela polícia local, face as matérias de incentivo à prenvenção , denúncia, e contribuição do cidadão às autoridades policiais por forma a que se evitassem actos de justiça por mãos próprias.
*Reconhecidos em 2009/2012 pelo Ministério, Direcção Provincial e Municipal de Saúde, e UNICEF, pela promoção das palestras, campanhas de informação e sensibilização sobre Saúde pública a nível dos bairros, escolas, mercados e noutros locais públicos.
Participação da juventude:
Em número considerável nas actividades que vimos desenvolver a nível dos bairros e nos programas de rádio em estúdio e ao vivo.
Parceiros :
Os Patrocinadores das emissões de Rádio: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO RANGEL, ENEPA, KERRY GOLD, OPERADORAS DA TURA e TRIAMBIENTE.
Patrocinadores eventuais: , COCA-COLA, LACTIANGOL, WALANTE, que nos últimos anos apoiam logisticamente o projecto nas acções de campanhas de saúde pública , e outras sociais que abordam temas candentes do nosso quotidiano( Delinquência infanto juvenil, violência doméstica, Transgressões Administrativas) etc,etc.
NB: O projecto vem sobrevivendo somente de pequenos patrocínios de organismos, e amigos que garantem a realização de algumas actividades já avançadas .
Região:
Distrito do Rangel, em toda a sua extensão e arredores.
Áreas de actuação:
Interior e arredores dos bairros das três principais comunas do Distrito (Terra-Nova, Marçal e Rangel).
Emissão:
O primeiro programa de Rádio Rangel foi ao ar, em 18 de novembro de 1997, pelas 10 horas, apresentado, por António Frazão, Coordenado e realizado pelo Fortunato Cabina, com técnica de Jorge Aleixo, com patrocinio oficial da CUCA BGI, apoios da ENEPA, CITY VIDEO, MINI MERCADO JUMA VIP.
Periodicidade : Uma (1) Hora Semanal.
Emissora:
LAC-FM-95.5.
Localização do Projecto:
Distrito do Rangel, Comuna do Rangel.Rua nº 4.Res.Nº 10
Contactos:
Telemóveis: 923607377*
E-mail: rangelradio1@gmail.com
Equipa actual:
Fortunato Cabina (Director Geral)
Micaela da Costa(Produção/Publicidade)
Edição /Apresentação:
F.Cabina
Reportagem:
F.Cabina
Micaela da Costa
Ovidio de Menezes
Igor Andrade
Comentaristas
Miguel Bento( Saúde Pública)
Jaime Sampaio( Médico psiquiatra)
Pedro Kaparacata( Jurista)
João Cambuela( Politica social)
Carlos Salgueiro( Comissário especialista em Trânsito)
Técnica:
Miguel Correia
Lito Costa
Reny da Costa
António Santos
A direcção assume uma aposta de profissionais, na invocação e no desenvolvimento de métodos de organização orientados para uma evolução e melhoria contínua, que permite satisfazer as necessidades dos que nos acompanham.
A DIRECÇÃO GERAL
________________________________
Fortunato Cabina
Sede Prov: Bairro do Rangel.rua 4, nº 9* Telemóveis: 923607377" 925 129 214
Sem comentários:
Enviar um comentário