Contentor mata no 30 | DRAMAS DA BANDA


Mau estado da via e Negligência do camionista  mata cidadãos inocentes no mercado do trinta.


Um dia que vai marcar na história dos vendedores, dos taxistas, da população em geral, o acidente que envolveu um camião com contentor e duas viaturas ligeiras, quarta-feira, dia 10 de dezembro, na estrada nacional 230, nas imediações do quilómetro 30, no município de Viana,  300 metros a chegada do mercado. O comandante da unidade de trânsito de Luanda, Rock Silva, fala em quatro mortos e alguns feridos. Segundo o responsável, o mau estado da via na entrada do mercado do quilómetro 30, entre outras causas, foram os reais motivos do acidente.

A reportagem radio rangelonline esteve no local e traz aos nossos internautas o drama real dos momentos vividos nesta tragédia. As vendedores do trinta mostram-se revoltados como estado da via, e lançam-se contra a Administração do mercado trinta,que segundo disseram, pouco ou nada faz para a melhoria da via, mesmo com os dinheiros que recebe diariamente de cada vendedor.


Nesta reportagem pode ouvir ainda o comissário, Carlos salgueiro , especialista em viação e trânsito , que aponta a irresponsabilidade dos condutores e a falta dos serviços de asfaltagem nas vias em que circulam veículos pesados. 



Os feridos foram socorridos pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros ,Brigada Especial de Trânsito, a Direcção Nacional de Investigação Criminal, Serviços de Emergências Médicas e encaminhados para uma das unidades hospitalares de Luanda. 

Siga a Reportagem radiorangelonline com Fortunato Cabina e Micaela da Costa. 


CHUVA INUNDA ZONAS DO RANGEL

CHUVA INUNDA ZONAS DO RANGEL

ADMINISTRADORA LIDERA EQUIPAS DE SUCÇÃO DAS AGUAS!

A chuva que caiu madrugada desta terça-feira sobre a cidade de Luanda fez das suas, deixando ruas alagadas e intransitáveis, inundações em residências, escolas, empreendimentos comerciais no distrito urbano do Rangel.

A informação foi avançada a Rádio Rangel Online, pela Administradora distrital, Maria Clementina da Silva, quando apresentava o balanço, depois de circular pelos bairros do Rangel, Terra nova e Marçal.


Na entrevista concedida a este espaço, a número um do Rangel apelou os munícipes a manterem-se calmos, apesar dos constrangimentos.

Cerimónia de Lançamento da Rádio Rangel Online

O acto  de apresentação da Rádio Rangel  online, aconteceu a  18 de novembro, pelas 15 horas em Luanda, e foi orientado por Maria Clementina Silva, Administradora do distrito do Rangel, e foi testemunhado por responsáveis dos vários sectores sociais, Empresários, jornalistas, músicos e sociedade cívil.


 No seu discurso, a Administradora do distrito do Rangel, Maria Clementina Silva, ressaltou a importância do projecto na vida da comunidade, pois, visa garantir maior aproximação entre governo e governados, tal como, através da Rádio se poderá conhecer melhor os problemas candentes dos munícipes, e primar para a sua solução.


A direcção do projecto, apresentou a público, explicações ao pormenor  com relação as principais linhas de força do funcionamento da Rádio Rangel online, que pode ser já acompanhada em regime experimental no site: www.radiorangelonline.blogspot.com.
De lembrar que, no referido site, os internautas poderão muito breve, conhecer a movimentação do Rangel  em particular nas suas mais variadas vertentes, sem que saiam de casa, porque bastará acessar pelos meios como telefones, tablets, computadores, e outros bem conhecidos .  

Outro dado a reter, são os anúncios grátis dos serviços de utilidade pública na comunidade, o que não retira aos Empresários, comerciantes, e homens de negócios anunciarem nas primeiras páginas os seus produtos ou serviços, numa tabela de preços promocionais.


O momento serviu  também para  assinalar  os 18 anos da Rádio Rangel, como projecto de Rádio Comunitária, desde 1997, com um almoço de confraternização, animado por músicos Rangelistas, como Play, Didi, e o Rap Sixckim.

Recorde-se que, os internautas têm  a disposição : www.radiorangelonline.blogspot.com. para registarem as suas inquietações, as quais procuraremos abordar para as devidas respostas, os órgãos visados.


Maria Clementina Silva - Encerramentos de vias rodoviárias no Rangel



Maria Clementina Silva, administradora do distrito urbano do Rangel, em Luanda, Angola. - Encerramentos de vias rodoviárias no Rangel - Fortunato Cabina | Rádio Rangel Online


Roubo do Multicaixa da Avó | DRAMAS DA BANDA

Roubo do Multicaixa da Avó | DRAMAS DA BANDA

Saúde Pública

Saúde Pública 

Pode apanhar ébola se  comer  carne de caça não inspeccionada!

A pior epidemia de Ébola da história causou até agora cinco mil e 160 mortos, sobretudo, em três Estados oeste-africanos, nomeadamente na Guiné Conakry, a Libéria e a Serra Leoa, soube nesta quinta-feira a PANA de fontes da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Segundo as últimas estatísticas da OMS, estas mortes decorrem dos 14 mil e 98 casos registados principalmente nestes três países. A Libéria continua a ser o país mais afectada pelo vírus, descoberto pela primeira vez em 1976, com um total de dois mil e 836 mortes, seguida pela Serra Leoa com mil e 169 casos e da Guiné Conakry com mil e 142 casos. As outras mortes foram registadas no Mali (quatro), na Nigéria (oito) e nos Estados Unidos (um). Contudo, a OMS anunciou que a doença poderá já não progredir na Guiné Conakry e na Libéria, "mas persiste na Serra Leoa".

A OMS convidou os Estados-membros a conceder financiamentos e outros recursos para ajudar a controlar a epidemia de Ébola. A agência da ONU precisou que necessita de 260 milhões de dólares americanos para atingir os objectivos da sua resposta à epidemia de Ébola, mas que apenas recebeu 49 porcento destes fundos até 24 de Outubro, enquanto 15 porcento dos fundos requeridos foram prometidos, representando um défice de 36 porcento.

Angola ainda não registou nenhum caso, por isso, seguiga as intruções das nossas autoridades sanitárias.



COMUNIDADE RANGELISTA GANHA RÁDIO ONLINE!


Projecto Rádio Rangel online é apresentado nesta terça feira 18 de novembro de 2014, em Luanda.

A apresentação surge depois de uma formação e  pesquisa sobre as Rádios Comunitárias, o desenvolvimento local, a comunicação e a democracia em  Angola. O estudo, baseado em pesquisa bibliográfica, análise de artigos da imprensa, Internet, entrevistas e questionários evidencia que as Rádios Comunitárias têm um carácter público, e como tal, contribuem para a democratização da comunicação e o desenvolvimento da cidadania.

A Rádio Comunitária desempenha na sociedade Angolana um papel impulsionador da informação, totalmente voltado para a população rural que nada tem para além do sinal das rádios em relação a outros meios de comunicação social. As Rádios Comunitárias estimulam a educação, aumentam a influência do povo, a interacção entre o povo e o governo, possibilitam a inserção social ao oferecer um espaço à comunidade para expressar os seus interesses locais e ajudam na busca conjunta de soluções para os problemas da comunidade. Em suma, as Rádios Comunitárias funcionam como um importante canal de interacção e participação popular, que contribui para o aperfeiçoamento da comunidade, proporcionando ao povo um espaço de intervenção, liberdade e interacção quotidiana .

Este , é um dos objectivos do projecto Radio Rangel, criado na decada 90, e cuja a sua experiencia em programa radiofónica, aconteceu em 1997, dia 18 de novembro, pelas 10 horas, em espaço alugado de 60 minutos semanais  na Lac, 95.5.

Tal como fiz referencia, a programação que dá voz e vez as comunidades, só pode funcionar sem párar, se os patrocinadores honrarem com o seu contrato (pagamento das emissões) . E , infelizmente, inúmeras vezes fomos confrontados com a falta de cumprimentos dos patrocinadores. Esta, é de facto uma situação que certamente convidaremos a imprensa a uma conferencia e a nú e crú, vamos falar.

Hoje, só queremos anunciar que dada a nossa experiencia profissional, e atendendo aos 18 anos do projecto, julgamos oportuno dizer que, a partir dos próximos dias, teremos em pleno funcionamento as nossas emissões on-line, primeiro em sistema de materias em rubricas gravadas, fase exprimental, até atingirmos os directos.

Os conteúdos, serão com responsabilidade, com ética e deontologia , evitando o exagero no sensacionalismo. Claro que estamos cientes que basta falar para errar, mas, procuraremos andar devagar, por evita-se acidentes, passe o termo.

A equipa,condições de trabalho, dinheiros, e tudo o resto básico é um desáfio da direcção do projecto. Mas pela motivação profissional e de cidadania nós vamos antigir ou passar essas barreira, contando com as forças vivas locais, amigos , enfim, de todos que pugnam pelo desenvolvimento socio comunitário das comunidades.

Nosso  site - www.radiorangelonline.blogspot.com, a partir de terça feira, 18 de novembro de 2014. Serve apenas para a apresentação e para que os internautas memorizem-no, para em breve, todos terem contectos com conteúdos informativos, entretenimento e muito mais novidades. O nosso  Manager e engenheiro informatico, António videira por razões de saúde, não se faz presente....Assim entendemos na condição de direcção, não fugir a este contacto e convivio convosco, por isso ei-nos aqui.

Agradecemos a Administração distrital, na voz da Maria Clementina silva, pelo abraço ao projecto que, naturalmente lhe vai aproximar mais das comunidades.

Agradecimentos a toda sociedade Rangelista em particular os patrocinadores, e no geral toda a Luanda. 

A Direcção do projecto Radio Rangel online.


Surgimento da Rádio Rangel, na década 90!


Projecto Rádio Ragel

                         Apresentação



Depois da transição para a democracia  em 1992, e da implementação do multipartidarismo , sobreveio um considerável período de guerra com graves repercurssões socias. O acesso a informação com insenção, falta de conhecimento sobre os direitos humanos, justiça e outros, terão sido as principais causas.

Entrementes, a nível da sociedade Àfricana, a comunicação falada e a televisiva, continua como veículo de destaque, como  forma de se comunicar, independentemente das suas várias limitações. Daí o surgimento do Projecto (Rádio Rangel) com tal preocupação, o exercício e promoção de certos valores que contribuem para o desenvolvimento das comunicações através de programas de rádio comunitária, como instrumento para a educação cívica, fazendo com que as comunidades tenham o poder de exercer o seu direito a comunicação.

O PROGRAMA "RÁDIO RANGEL"   , com o seu embrião já criado, isto é, na LAC-FM-95.5, desde 1997 com um espaço de antena alugado de Secenta(60) minutos semanais ,  ao longo dos seus Dezoitos (18) anos, foi ganhando a sua verdadeira dimensão, enviando correspondências aos jornais de notícias da LAC , registados localmente e noutros meios afins, apesar do pouco apoio para o seu curso normal, o que obriga certas interrupções em termos de emissão. Por isso, torna-se necessário e urgente, novos investimentos para o ano de 2015 em diante.



Denominação e Objectivos:

Projecto das comunidades *RÁDIO RANGEL*.

Entre os seus grandes objectivos, conforme acima referenciado, a Rádio Rangel em "FM-95.5" dá cobertura ou voz em particular para os mais de 600 mil habitantes dos vários bairros  do destrito do Rangel, contribuindo activamente na sua Formação Sócio-cultural, Informação e no cômputo geral no desenvolvimento das comunidades, sem fins lucrativos.

Missão:

                Continuar a dar voz, e contribuir para a solução dos problemas de base dos munícipes. Participar com informação e formação através de palestras, seminários a respeito dos Direitos Humanos, violência doméstica, importância do exercícios de votação e eleições em ANGOLA, Micro-espaços de Saúde pública, a polícia e o cidadão, importância do património cultural, as transgressões administrativas entre outros, tal como os programas de rádio em estúdios, e, ao vivo nas comunidades.

Indicadores de Sucesso:

                Diploma de Honra em 2003, reconhecimento do Governo Local  e Orgãos da Sociedade Cívil, pelo trabalho feito em prol do desenvolvimento Sócio-comunitário e Cultural do Município.

*Reconhecidos nos anos 2000/ 2008 pela população e Imprensa, pelas reportagens publicadas nos programas, e, em particular emitidas em directo nos noticiário centrais da LAC, sobre as Catorze (14) mortes por suícidios , no então prédio  da Chechena, uma das torres da cidadela desportiva. Realce ainda para as reportagens em relação ao estado crítico, o índice de venda de drogas e outros males no prédio, que terão influenciado o Governo da Província de Luanda a desalojar os moradores do prédio Chechena e reconduzi-los às zonas do Panguila e Zango.

*Reconhecidos em 2003/2006 pela polícia local, face as matérias de incentivo à prenvenção , denúncia, e contribuição  do cidadão às autoridades policiais por forma a que se evitassem actos de justiça por mãos próprias.

*Reconhecidos em 2009/2012 pelo Ministério, Direcção Provincial e Municipal de Saúde, e UNICEF, pela promoção das palestras, campanhas de informação e sensibilização sobre Saúde pública a nível dos bairros, escolas, mercados e noutros locais públicos.

Participação da juventude:

                Em número considerável nas actividades que vimos desenvolver a nível dos bairros e nos programas de rádio em estúdio e ao vivo.



Parceiros :

                Os Patrocinadores das emissões de Rádio: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO RANGEL, ENEPA, KERRY GOLD, OPERADORAS DA TURA e TRIAMBIENTE.

                Patrocinadores eventuais: , COCA-COLA, LACTIANGOL, WALANTE, que nos últimos anos apoiam logisticamente o projecto nas acções de campanhas de saúde pública , e outras sociais que abordam temas candentes do nosso quotidiano( Delinquência infanto juvenil, violência doméstica, Transgressões Administrativas) etc,etc.

                NB: O projecto vem sobrevivendo somente de pequenos patrocínios de organismos, e amigos que garantem a realização de algumas actividades já avançadas .



Região:

Distrito do Rangel, em toda a sua extensão e arredores.

Áreas de actuação:

Interior e arredores dos bairros das três principais comunas do Distrito  (Terra-Nova, Marçal e Rangel).

Emissão:

O  primeiro programa de Rádio Rangel foi ao ar, em 18 de novembro de 1997, pelas 10 horas, apresentado, por António Frazão,  Coordenado e realizado pelo Fortunato Cabina, com técnica de Jorge Aleixo, com patrocinio oficial da CUCA BGI, apoios da ENEPA, CITY VIDEO, MINI MERCADO JUMA VIP.

Periodicidade : Uma (1) Hora Semanal.

Emissora:

LAC-FM-95.5.

Localização do Projecto:

Distrito do Rangel, Comuna do Rangel.Rua nº 4.Res.Nº 10

Contactos:

Telemóveis: 923607377*


Equipa actual:

Fortunato Cabina (Director Geral)

Micaela da Costa(Produção/Publicidade)



Edição /Apresentação:

F.Cabina

Reportagem:

F.Cabina

Micaela da Costa

Ovidio de Menezes

Igor Andrade

Comentaristas

Miguel Bento( Saúde Pública)

Jaime Sampaio( Médico psiquiatra)

Pedro Kaparacata( Jurista)

João Cambuela( Politica social)

Carlos Salgueiro(  Comissário especialista  em Trânsito)

Técnica:

Miguel Correia

Lito Costa

Reny da Costa

António Santos

                A direcção assume uma aposta de profissionais, na invocação e no desenvolvimento de métodos de organização orientados para uma evolução e melhoria contínua, que permite satisfazer as necessidades dos que nos acompanham.

                                                                      A DIRECÇÃO GERAL

                                                                ________________________________

Fortunato Cabina

Sede Prov: Bairro do Rangel.rua 4, nº 9* Telemóveis:  923607377" 925 129 214

RETORNO DA VENDA NAS RUAS

RETORNO DA VENDA NAS RUAS - FORTUNATO CABINA | RÁDIO RANGEL ONLINE by O Toke É Esse on Mixcloud


RETORNO DA VENDA NAS RUAS - FORTUNATO CABINA | RÁDIO RANGEL ONLINE

Rádio Rangel Online | Indicativo de Estação

Rádio Rangel Online

Rádio Rangel Logótipo


Rádio Rangel Logótipo

DRAMAS DA BANDA!


 CIDADÃ DESPEDIDA DO TRABALHO POR TER SIDA!


Rubrica tal como se designa,  o internauta da Rádio Rangel online vai acompanhar situações comoventes, que envolve sofrimento ou aflição.

Dentre as várias formas de expressões dramáticas e  reportagens em si, a Rádio Rangel online vai  destacar a tragédia, a comédia, a farsa, o auto e o próprio drama.
Hoje conheça o  drama da Jovem mulher mãe de três filhos, seropositiva e que foi desempregada pelo facto da sua patroa se aperceber que tem sida.

A Rádio Rangel online traz um extracto da conversa com a cidadã seropositiva, desempregada pela sua patroa , por contrair a doença.  o internauta em sintonia  pode ouvi-la.
|


Por outro lado,  Angola, apesar de ter uma epidemia estável, as informações de rotina demonstram uma concentração de ocorrência de transmissão nas populações mais jovens, entre os 15 e 24 anos de idade, como fez saber  o ministro da saúde, José Van-Dúnem, na cerimónia que marcou o dia mundial da luta contra a sida, assinalado a 1 de  Dezembro




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

INDICATIVO DE ESTAÇÃO